quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Geração «Morangos»

Na terça-feira passada, ontem portanto, um dos jornais nacionais, o Correio da Manhã, noticiava que o jovem actor, Tomás Santos, de 19 anos, que dá vida à personagem "David", na série juvenil "Morangos com Açúcar" tinha sido preso por ter participado num roubo e sequestro de um outro jovem que dá por nome Valdemar, juntamente com outros colegas.

O Verão, e com ele as férias, deram-me a possibilidade de tolerar coisas que em tempo de stress provocado pelo trabalho, não tenho paciência de tolerar. Dei-me ao trabalho de "engolir" um ou outro capítulo desta série de M. com A. Mantenho a minha opinião, é fútil, vazia, com um estereótipo de jovens que, felizmente, não condizem com a maioria, incrementa a vaidade, o balofismo, as experiências sexuais sem compromisso nem amor e a parceria ridiculizada de pais que de educadores nada têm.

Certo é que, e isso ninguém pode negar, a série tem influenciado e continua a influenciar os jovens, especialmente os adolescentes. Há dias, a beber um café, presenciei uma cena que me deixou a pensar muito. Quatro adolescentes sentados à mesma mesa, pessoal que se agarrava e esfregava sem problema algum, confesso que elas eram mais... ousadas (?). Os quatro na "passa" e com um fino cada um, os quatro presos ao telemóvel, digitando (creio eu...) mensagens em sms, calças abaixo do rabinho, consegui ver a cor das cuecas dos quatro, todas de cores diferentes, todos com "alianças" nos dedos, mostravam-nas dizendo (consegui ouvir o que a moça disse) «ele é meu...», e lá se agarrava ao jovem dando aquele beijo com efeito parecido ao de um chupão daqueles que desentope canos... Bom, no fim do "espectáculo" e olhem que eu não sou nada cheio desses escrúpulos mariquistas, o pessoal, eles os quatro, levantaram-se e toca a meter as mãos por dentro da calça dos meninos, apalpa-se-lhes o rabiosque e lá vai a malta, feliz e contente com a mão no cú do outro. Estou a falar de gente dos seus 14/15 anos.

Fiquei baralhado e convicto que este já não é o meu mundo, ou que eu já ando por cá há tempo de mais. Tenho muita pena em dizer isto, e não quero dizer que a culpa seja dos Morangos com Açúcar (mas que ajudam a isto, ai isso ajudam), lamento dizer isto, mas não me admira nadinha a futilidade dos nossos jovens (alguns), mas admira-me muito mais o facto de deduzir que, mesmo com os pais vivos, este pessoal já é órfão. Que pena! Fico a pensar que um dia quando tiver de me segurar a uma bengala, e já não falta muito, será este pessoal que encontrarei pelo caminho ou num lar, ou num hospital, ou num autocarro, ou no metro... e confesso que tenho um pouco de receio de me cruzar com eles quando as forças me abandonarem. Há dias encontrei uma amiga minha que tem a mãe acamada, contou-me os cuidados que tinha para com ela, o lavá-la, acarinhá-la, dar-lhe de comer e até limpar-lhe o rabinho. Depois disse-me: «Sabes? Ela esteve sempre presente na minha vida, e ensinou-me que viver é mais do que ter, é ser para os outros por amor. Eu fui educada assim e ainda bem».


Pois é pessoal, hoje fiquei com receio a pensar quem é que daqui a uns anos me vai limpar o rabinho e a baba... Acho que devemos açucarar os nossos moranguitos (jovens) com muitos mimos e carinho, mas não seria bom deixá-los crescer dando um sentido mais pleno à vida, mostrando que afinal não é tudo doçuras? Tou a ficar velho...


AS

4 comentários:

Anónimo disse...

Sou fã do Tomás Santos e acredito que a verdadeira verdade está para breve e aí sim..... A verdade vai doer a muitos.

Anónimo disse...

Eu sou a fã nº 1 do Tomás Santos, só ontem tive acesso as estas notícias todas, porque estive de férias, fiquei estupefacta com tudo o que se tem dito e escrito na nossa imprensa.

Hoje, estive na net e fiz as pesquisas nos blog’s e finalmente encontrei o www.tomassantos.pt.vu, pois é o único que acredita no carácter NOBRE e na mais provável inocência dele. Parabéns ao seu autor.

“MORANGUITOS”, fiquei desiludida o que se passa convosco? O Tomás Santos não merece o Vosso apoio?

Já agora quero deixar aqui o meu apreço a toda a família pela forma como tem conduzido esta situação, pois só demonstram ser pessoas de BEM!

Parabéns também para o Sr. José Eduardo Moniz, pela sua coragem de mandar mudar o filme promocional da série juvenil, com esta atitude a TVI releva que acredita e apoia os seus jovens actores.

Como todos sabemos a TVI tem sido e continua a ser a grande escola na arte da representação e em Português, temos grandes talentos e só temos que acreditar neles, mais uma vez PARABÉNS TVI.

Agora uma nota muito especial para ti Tomás Santos, parabéns pela pessoa que és, nunca me desiludis-te e espero que tenhas os maiores sucessos na arte de representação, se não for em Portugal, que se seja a nível internacional, pois como já o teu sonho é o cinema, MENINO VAI EM FRENTE!!!!!

Beijos Grandes
Maria
Fan1tomassantos@gmail.com

Anónimo disse...

O Moranguito Maravilha é: *Tomás Santos*
Vence O nosso Moranguito David que Abandona a Série já no fim do Verão.

Os Júris decidiram que como a personagem David ia partir neste Verão devia ganhar, além dos votos que este teve no inquérito, Tomás Santos é o Moranguito Maravilha do Ano.***

Tomás Santos ganhou com 373 votos no inquérito logo a seguir estava Joana Ribeiro Santos com 81 votos, ela também poderia ter ganho só que como vai para a próxima série ou seja para o próximo concurso os Júris decidiram assim.

http://morangos2007.blogs.sapo.pt/27612 .html

Anónimo disse...

O que nós queremos saber, é o que o Tomás Santos anda a fazer..., se vai entrar em breve em alguma novela, filme, ou se está a estudar, isto porque nós cá em casa gostamos muito dele.

A minha avó Guadalupe, considera o Tomás o melhor actor desta geração.

Beijos para o Tomás das suas fãs Guadalupe e Pilar