quinta-feira, 30 de agosto de 2007

PRUDÊNCIA!

Por motivo de festa na empresa onde trabalho, ontem nos reunimos para aquele jantar de início de férias. O encontro agradável entre todos os meus colegas ficou sombrio quando a meu lado se sentou "aquele" colega com o qual se deve ter todo o cuidado ao falar, e todo o cuidado é pouco.
Há pessoas assim, pessoas que quando começam a aproximar-se de nós despertam logo aquela luzinha interior e intermitente que nos diz: «cuidado! perígo à vista!». A experiência levou-me a aprender a lidar com gente que não sabe guardar um segredo, que vive "sugando" tudo o que os outros sabem para daí tirar proveito pessoal. São pessoas que nos amedrontam porque não têm prurido nenhum em tramar o parceiro, desde que se saiam bem da aventura e lucrem com isso.


Como lidar com gente assim? Aqui deixo umas dicas que poderão ajudar, pelo menos a mim têm ajudado, não são receitas mas fruto da minha experiência pessoal:

1) Regra de ouro: falar pouco sobre tudo e nada sobre si!

2) Não emitir respostas de opinião sobre temas que eles sugerem. Lembre-se: podem estar a tentar pô-lo à prova.

3) Sempre que lhe perguntar: «o que te parece?», diga: «ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto...».

4) Não fale dos outros a essas pessoas. Acredite: ela, mais dia menos dia, vai contar-lhes aquilo que você disse sobre elas hoje.

5) Evite entrar em intimidades (jantarinhos em casa, aceitar boleia, ir ao cinema...). Estes momentos são oportunos para que, na sua ingenuidade, caia nas malhas de quem o quer apanhar.

6) E, finalmente, não mostre que tem medo deles. Unicamente desvie o tema e, caso insistam, diga simplesmente: «não quero falar sobre o assunto», e ponto final.

É triste dizer isto, mas há gente que adora fazer-se passar por bons samaritanos e, quando se revelam, são verdadeiros abutres à caça de presa. Devemos aprender a viver com eles sem, contudo, deixarmos de ser nós mesmos. Mais do que impulsivo, pois eles adoram impulsivos porque dizem tudo e sem pensar, seja PRUDENTE!

Pra quem nos quer tramar só podemos ter uma atitude: olhos abertos, cabecinha a funcionar e tento na língua, muito tento!

AS

Sem comentários: