sábado, 8 de setembro de 2007

O DALAI dos sapatos velhos

O Dalai Lama, monge e mestre tibetano, vem a Portugal na próxima semana. Luis Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros, afirmou que não há nenhum protocolo nem encontro oficial com o Dalai Lama, “por razões óbvias”, quando o jornalista perguntou que razões eram essas ele virou a cara e não deu nenhuma (cf: SIC, noticiário das 20h de dia 8 de Setembro).
Na reportagem que acabei de citar entre parêntesis, mostraram a imagem de um monge tibetano, junto dum lago, a ver os patinhos e os pombos, e cometeram a ousadia, sim a ousadia, de o filmar de alto a baixo, retendo um pouco a câmara nos pés do dito monge que mostravam, grandes e não apertados, uns sapatos sem brilho e com ar de velho.
Aqui está uma das razões óbvias a que Luis Amado se referia. É que se provavelmente o Dalai calça-se sapatinhos vermelhos, Prada, e viesse no seu avião particular e com o seu carro blindado, como embaixador de um Estado rico e poderoso, a resposta seria bem diferente. Mas quem vem é um pobre homem, com sabedoria espiritual, lutando pela causa dos tibetanos e da opressão chinesa e, pior de tudo, de bolsos vazios e sapatos velhos. Quem tiver ouvidos para ouvir, oiça!



AS

Sem comentários: